PARCERIAS

Instalações elétricas básicas


Os principais componentes das instalações do seu apartamento são:


Quadro de distribuição: cada apartamento possui 01 quadro de distribuição onde está instalada uma chave geral e disjuntores que protegem todos os circuitos do apartamento. No lado interno do quadro de distribuição existe a indicação de todos os circuitos e suas respectivas especificações. Este quadro é projetado e rigorosamente executado, dentro das normas de segurança, não podendo ter suas chaves trocadas ou alteradas por outras de capacidade diferentes.
Disjuntor geral:localizada no quadro de distribuição, interrompe a entrada de energia do apartamento. Sempre que for efetuar reparos nas instalações, desligue sempre a chave geral. Encontra-se também instalado no quadro um dispositivo contra corrente de fuga terra.
Interruptor diferencial (*DR): dispositivo que visa a segurança pessoal e patrimonial, pois ele protege dos possíveis efeitos negativos de um choque elétrico ou de uma pequena fuga de corrente; esse dispositivo funciona da seguinte forma: Seu funcionamento básico é feito através de comparação da corrente (energia) de entrada com a corrente de saída (retorno) do equipamento.
Exemplo: Se na utilização de um equipamento elétrico a corrente ( energia ) de entrada for + I e a corrente de saída for - I teremos uma soma igual a zero, portanto o dispositivo não será acionado. Porém se a corrente de entrada for + I e a corrente de saída for diferente de - I resultando numa somatória diferente de zero, temos uma fuga de uma parte da corrente, caracterizando um choque elétrico ou inicio de um curto circuito, então o DR entrará em ação interrompendo o fornecimento de energia.
Disjuntores parciais: a função principal dos disjuntores é proteger o circuito contra excesso de carga ou curto circuito, desligando-se automaticamente quando isto ocorrer. No caso de sobrecarga momentânea em um dos circuitos, o disjuntor em questão se desligará automaticamente. Se for novamente ligado e ele voltar a se desligar, é sinal que há sobrecarga contínua ou algum aparelho está em curto ou ainda o próprio circuito está em curto.
Neste caso deve-se chamar um profissional habilitado, mantendo o circuito desligado até a chegada e inspeção deste. Não se deve aceitar conselhos de leigos e curiosos. Sempre que houver limpeza, reaperto ou manutenção das instalações elétricas ou mesmo uma simples troca de lâmpadas, desligue o disjuntor correspondente no circuito, ou na dúvida, desligue a chave geral.
Fios e Cabos: toda a distribuição dos circuitos e a alimentação do quadro de distribuição geral são feitos através de fios e cabos dimensionados conforme normas.
Eletroduto e Caixas: para proteção mecânica dos fios e cabos dos circuitos são utilizados eletrodutos embutidos na laje ou paredes. Para fixação dos interruptores e tomadas são utilizadas caixas 4" x 2" ou 4" x 4".
Tomadas e interruptores: estão localizados de acordo com o projeto executivo de instalações elétricas. A instalação elétrica do apartamento, de um modo geral, prevê todas as tomadas com “voltagem” de 127 V, com exceção das tomadas 220V previstas em projeto. A quantidade e localização das tomadas foi prevista, tendo em vista sua utilização lógica e racional, estando de tal forma dimensionada que dispensa a ligação de 2 (dois) ou mais aparelhos elétricos a uma mesma tomada, impedindo assim, sobrecargas que possam prejudicar as instalações elétricas do apartamento.
Atenção: Não ligue novos pontos de consumo nos disjuntores já existentes.
Importante: Todas as tomadas 220V têm 03 (três) pinos chatos. Para identificar as tomadas 220V consulte a planta de elétrica, no capítulo “17 - Anexos Técnicos”.
Quadros elétricos: estão localizados na área de serviço das unidades, estão devidamente identificados informando os circuitos e as tensões.
Aparelhos elétricos: lembre-se que as instalações elétricas de seu apartamento foram dimensionadas para uso dos aparelhos instalados ou previstos em projeto e para eletrodomésticos usados comumente em unidades residenciais. Ao adquirir um aparelho elétrico, verifique se o local escolhido para a sua instalação foi previsto em projeto, de modo que o funcionamento ocorra nas condições exigidas pelo fabricante. As instalações de luminárias, máquinas ou similares deverão ser executadas por técnicos habilitados observando-se em especial o aterramento, voltagem, bitola, qualidade dos fios, isolamento, tomadas e plugs dos equipamentos.
Circuitos: é o conjunto de tomadas de energia, pontos de iluminação, tomadas especiais e interruptores, cuja enfiação encontra-se interligada.
É sempre importante verificar se a carga do aparelho a ser instalado não sobrecarregará a capacidade de carga elétrica da tomada e da instalação do circuito (disjuntor). Evite utilizar benjamins, pois eles normalmente provocam sobrecarga.


Gentileza de Atilux materiais Elétricos e manutenção em Atibaia


Telefone: (11) 4413.5678


Contato: contato@atilux.com.br


Endereço: Avenida São João, 1304 - Bairro da Ponte - Atibaia - SP


CEP: 12940-260