PARCERIAS

Como funciona um disjuntor?


Dupla proteção: O disjuntor possui dois disparadores que atuam nas sobrecorrentes e através de conexões mecânicas promovem a abertura dos contatos.

Disparador térmico: Esta proteção baseia-se na dilatação de duas lâminas de metais distintos (coeficientes de dilatação diferentes) e solidamente unidos; chamados de lâmina bimetálica. Uma pequena sobrecarga, de longa duração, faz aquecer a lâmina bimetálica desligando o circuito elétrico.

Disparador magnético: Possui uma armadura sustentada por uma alavanca, distanciada de uma chapa em ferromagnético, que ao passar uma corrente excessiva (originada por um curto circuito) sobre a mesma, ela passa a ter efeito de imã, e atrai a armadura, provocando assim a abertura dos contatos.
Em função desses dois disparadores, os disjuntores são chamados de termomagnéticos e garantem uma dupla proteção.

Capacidade de interrupção:
Outra função importante do disjuntor é a possibilidade de abrir o circuito com altas correntes e isto é chamado de capacidade de interrupção. Para isto, o disjuntor necessita possuir uma boa distância entre contatos, abertura rápida, contatos elétricos que suportem alta temperatura e dispositivos de extinção do arco elétrico.

Fixação:
Em função da fixação temos dois tipos de disjuntores:

Bolt-on: Fixação por garras

Din: Fixação por trilhos